Comportamento

Relacionamento Abusivo

17:01

Falar sobre esse tema não é algo fácil, principalmente por tentar me colocar no lugar dessas pessoas que sofrem ou já sofreu esse tipo de relacionamento. Vou tentar ao máximo possível não julgar essas pessoas, porque somente elas sabem como é lidar com um relacionamento assim, e os medos que ela tem todos os dias e sem falar nas cicatrizes físicas e psicológicas que fica após o termino deste relacionamento que pode se tornar uma prisão.


Antigamente pensava que o relacionamento abusivo acontecia porque a outra pessoa permitia, e por isso era um fraca e com medo de ficar sozinha, mas depois de pesquisar, ler depoimento de pessoas que passaram por isso e também me colocar no lugar dessas pessoas. Percebi que esse tipo de relacionamento se torna uma prisão em que a pessoa não tem por onde fugir, muitas vezes sofre agressão física, ameaças e agressões psicológicas que vai desde menosprezar até humilhação publicamente. E um fato interessante que na maioria das vezes as vitimas são mulheres.

Uma coisa muito comum que os relacionamentos começaram rápidos, sendo que em menos de uma semana o homem já fala que estava apaixonado e planejava um futuro para os dois, mas na maioria das vezes tem um ciúmes possessivo em que se a mulher estiver conversando com um outro homem ou até mesmo olhar, o cara já acha que ela quer ter relações sexuais com outro ou que esta traindo ele, e não deixa ela ter contato com ninguém que ele não conheça, como se ele tivesse que aprovar as pessoas com quem ela convive.  Mas também tem outros sinais que demonstra que você esta em um relacionamento abusivo:
  • Querer controlar as suas atividades, quem são seus amigos, seu dinheiro, os locais que você frequenta. E muitas vezes ele obriga você a parar de ter sua vida e viver em função a vida dele.
  • Tem que mostrar sempre que possível ser superior a você, e com isso ele sempre mexe com sua autoestima falando que você é um lixo, não vale nada, e que é um milagre ele ainda estar com você, porque você não o merece e ele é muito bom para você.
  • Sempre que esta em uma situação em que ele esta errado, tenta manipular a situação e começa a se fazer de vitima, falando que você é o monstro da historia e que não presta.
  • Toda vez que você fala que vai terminar e que não aguenta mais isso, ele fala que vai mudar, promete que vai ser a melhor pessoa do mundo, mas ele nunca muda e se você cobrar isso dele vai começar a se fazer de vitima.
  • Quando não consegue te ferir psicologicamente e afetando sua autoestima, se torna agressivo a ponto de te machucar fisicamente, e não tem respeito nenhum por você.

Se você sofre qualquer tipo de relacionamento abusivo, não tenha medo da opinião de outras pessoas e nem vergonha disso para procurar ajuda, porque muitas vezes esse relacionamento pode colocar a sua própria segurança em risco. A verdade é que nunca vão mudar, porque o alvo principal de pessoas desse jeito são pessoas submissas, com a autoestima baixa, frágeis e que aceita tudo que eles falarem. Lembra-se do que eu sempre falei “um relacionamento nunca é feito de sacrifícios para satisfazer o outro”, então o melhor a fazer se você perceber que tem algo de errado é acabar com esse relacionamento, afinal existem milhares de pessoas melhor do que ele, e vai querer você feliz e não triste e chorando pelos cantos.

E um ultimo conselho que eu dou para todas as solteiras, se perceber que seu relacionamento esta indo rápido demais ou tem algo de errado, escuta aquela vozinha na sua cabeça e comece a pesquisar sobre essa pessoa, afinal é melhor tirar essa duvida da sua cabeça do que futuramente se meter em uma confusão que você não vai conseguir sair.

Você também pode gostar

0 comentários