Comportamento

O que é ser autentico?

15:02

Entre muito questionamento e muitas coisas ditas e não ditas, vem à parte de que devemos ser autênticos, diferentes, expressar nossas opiniões. Mas fica aquela grande questão, o que é ser uma pessoa autentica?


Para falar a verdade desde crianças sempre fomos obrigados a seguir um padrão, para nos tornar adultos que pensa do mesmo jeito que outras pessoas, e nos tornar um tipo de robô fazendo tudo o que as outras pessoas querem ou acham certo para gente.  E quando aparece uma pessoa sendo ela mesma e pensando diferente das outras, automaticamente é recriminada, julgada e rotulada de coisas que normalmente não faz parte da personalidade dessa pessoa.
Ser autentico é ser você mesmo, tendo seus próprios valores, suas próprias vontades e necessidades, sem precisar de outra pessoa dizendo o que você deve ou não fazer ou quere.  Só que ao mesmo tempo em que falamos que ser autentico é ter seus próprios valores e fazer coisas por você, não podemos esquecer de respeitar a opinião e os valores da outra pessoa, afinal ser autentico não é  impor as suas necessidades, opiniões, valores nos outros, ou deixar o que você quer de lado para fazer o que os outros desejam.
Nos dias de hoje existe uma diferença entre a teoria e pratica ao mesmo tempo em que escutamos que devemos ser autentico é ter nossas próprias convicções, existe uma sociedade que exige da gente uma postura totalmente diferente do que queremos, e se não seguimos isso vamos ser recriminados, e excluídos dos grupos de pessoas que convivemos.  Parece que conforme vamos crescendo e amadurecendo, sofremos uma lavagem cerebral em que devemos agir como os outros desejam e não como queremos.
Por mais triste que pareça, infelizmente vivemos em uma sociedade muito preconceituosa, em que se tem uma pessoa agindo diferente do que julgam ser normal, já é considerado errado e consequentemente ficamos medo do que os outros vão pensar da gente, chegando ao ponto de deixar nossas vontades e opiniões de lado para ser aceito por alguém.  E com isso deixamos de viver do jeito que queremos e gostamos para virar uma pessoa que vai ser aceita pelo outros.
Não tem nada de errado em ser você mesmo e ter suas convicções, na verdade deveria ser algo bom e de ser orgulhar, porque somos felizes por ser quem e como queremos. Mas temos que deixar claro algumas coisas, não é porque pensamos de um jeito que as outras pessoas são obrigadas a pensar e agir daquela forma, do mesmo jeito que quero ser feliz do meu jeito, o outro também tem essa liberdade de fazer o que bem entender da vida dele sem que prejudique a vida de terceiros. E quando falo em prejudica não estou falando de tal pessoa esta fazendo alguma coisa e esta dando exemplo errado pra alguma criança, estou falando em fazer algo que interfira na vida dos outros.

Vamos parar de ser robôs agindo como os outros querem, e vamos começar a fazer o que temos vontades, afinal temos o livre arbítrio de tomar as nossas próprias decisões. Então porque não paramos de pensar como os outros desejam, fazendo o que os outros querem e vamos começar a pensar com as nossas próprias cabeças e parar com essa lavagem cerebral.

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Olá minha linda.
    Concordo com você. Autenticidade é tudo! Se formos ligar para tudo que as pessoas falam nunca seremos nós mesmos tentando agradar os outros e acabaremos não agradando ninguém.
    Então ser você mesmo é a melhor forma de ser feliz e atrair para perto de si quem gosta de você.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir