Comportamento

Problemas com autoestima

17:45

Sabe quando você se sente um patinho feio e acha que se as pessoas te fazem um elogio é por pura educação? Mas na verdade é que você se sente um lixo e acredita em todas as criticas e acha que todos os elogios são uma mentira.

Essa semana pensei muito antes de fazer esse texto, mas foi graças a uma critica no meu Instagram pessoal que me motivou a fazer esse texto. Na verdade que não sei como falar sobre esse assunto, pois se você se sente um patinho feio logo vem com o diagnostico de depressão, mas você não sente vontade se torturar, tirar sua própria vida ou anda sempre triste (posso estar errada com o que seja depressão), só que você pode se sentir bela, mas qualquer critica negativa acaba com sua confiança e te faz sentir um lixo em questão de segundos.

A maior parte da minha vida eu tive problemas com autoestima, como eu não tenho aquela aparecia de Barbie (lábios finos, dentes perfeitos, nariz pequeno, magrinha) era muito criticada e com diversos apelidos ofensivos seguindo da frase “você sabe que é brincadeira e gostamos de você”. Mas teve algumas circunstancias que me fez refletir sobre essas “brincadeiras que na verdade era para machucar de verdade, o simples fato de que algumas pessoas que era obrigada a conviver diariamente me criticavam pela minha aparência, só que amigos e pessoas da minha idade do sexo oposto me achava linda mesmo sem me arrumar toda.  Para dar um exemplo vou tentar contar um fato que aconteceu já faz um tempo: trabalhava numa contabilidade e a maioria dos funcionários tinha entre 20 á 30 anos, e um cara fez uma piada comigo na frente de todos que estava no refeitório com um simples comentário  “Elidia de longe você parece feia, mas quando você chega perto parece que esta longe”, ao escutar aquilo dei um sorriso amarelo e tentando entender que horas no meio do refeitório cheio de colegas de trabalho eu tinha falado com ele alguma coisa sobre minha aparência, sendo que eu estava conversando com uma amiga enquanto estava na fila para lavar a marmita e ele estava do outro do refeitório sentado na mesa  assistindo TV,  mas um ou dois dias depois (desculpa sou péssima com data) recebi um buque rosas no trabalho, foi quando percebi que aquela critica não era  só um toque para falar da minha aparência ou uma brincadeira inocente, mas na verdade era para me ofender e me deixar mal.

Parece que  quando você não tem  aparência  estipulada como “bonita”, as pessoas acham que quando nos machucar utilizar esse ponto fraco, como se você fosse obrigado a escutar esse tipo de comentários maldosos calado, porque obrigatoriamente você tem que ser boazinha e simpática em aceitar tudo por causa da sua aparência. Já disse milhares de vezes aqui que independente de como a outra pessoa é, ela tem sentimentos e que sua aparência não te dar o direito de desrespeitar ou tratar mal os outros.

Se você se sente um patinho feio e tem problemas com autoestima ou com sua própria confiança,  fica sendo obrigado a escutar um monte de comentários maldosos como o que eu escutei no trabalho, lembra daquela frase “ o que não é bonito para um,  pode ser bonito para o outro”. Pensa nas qualidades que você tem e usa isso ao seu favor quando escutar um desaforo em tom de brincadeira, lembra que uma pessoa que tenta usar sua aparência contra você é porque não esta achando mais nenhum jeito de te ferir.

Agora se você é como aquele meu colega trabalho “engraçado” que fez uma piada para me ferir, pensa mais antes de abrir a boca porque existem milhares de procedimento estéticos para uma pessoa ficar bonita ou feia, mas até hoje não existe nenhum procedimento médico pra deixar uma menos idiota e utilizar um pouco mais do cérebro em coisas uteis. E se você tentar a justificativa de que é só uma brincadeira com alguém que não te deu a menor liberdade para fazer esse tipo de coisa, nem tudo falado em tom de brincadeira é legal, talvez ofenda a pessoa e não seja mais uma simples brincadeira.


E para quem ainda quer saber o que aconteceu e qual era o simples comentário maldosos (que por sinal fiz questão de apagar), falava que eu era feia e fazia algumas criticas sobre o blog também. Mas não foi o suficiente para me machucar, simplesmente me fez refletir algumas coisas que já passei e perceber que esse tipo de coisa não me ofende mais, pois é só uma pessoa que nem me conhece direito e não achou outra maneira de me atacar além da minha aparência, que sinceramente não faço questão nenhuma de entrar em algum procedimento estético para mudar. 

Você também pode gostar

6 comentários

  1. Verdade temos que manter a autoestima elevada mesmo em momentos de problemas, mesmo nas turbulências, adorei o post vai ajudar muita gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fiquei com muita duvida se deveria fazer esse texto, mas no final acho que foi algo que precisava ser dito.

      Excluir
  2. Sinceramente, penso que a pessoa que faz esse tipo de coisa é quem tem a auto-estima ruim e precisa pegar alguém para cristo para se sentir menos pior. Qual a finalidade de alguém ir na sua rede social e falar um monte de bobagens? Além de não ter o mínimo do que fazer, é um completo imbecil.
    Não ligue mesmo para essa gentinha...porque de gente, só tem a forma física. E o melhor é que elas sabem disso.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Não podemos deixar a nossa autoestima cair, muitas vezes podemos nos achar até um patinho feio mas isso não é motivo pra nos deixar cair. Essa pessoa que deixou o comentário é uma tola não sabe o que diz, não se deixe abater por isso. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Já passei muito por isso. Te entendo completamente. Hoje em dia, vejo as coisas de outra forma, mas ainda sofro muito com minha autoestima.
    E em relação ao comentário no seu insta, fico passada como pode existir pessoas tão pequenas a ponto de fazer isso. Tenho pena dessas pessoas.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, flor, como vai?
    Realmente isso é um problema bem serio e gostei bastante de você ter abordado ele, pois eu mesma tenho problema com auto estima, e isso me prejudica bastante.
    beijos

    ResponderExcluir