Comportamento

Quem é mais forte homem ou mulher?

19:36


Quantas vezes você já escutou aquelas frase: “o homem é mais forte que a mulher”, “se o mundo fosse governado por mulheres, seria diferente”, ou qualquer frase quem fica colocando ou outro sexo como inferior? Será que existe mesmo a diferença entre a capacidade de fazer alguma coisa e a força entre o homem e a mulher? Ou será que isso existe como forma de colocar um sexo superior ao outro?

Muitas vezes evito em falar desse tipo de assunto que acaba se tornando uma guerra do sexo, em que um é o mais forte e o outro é mais frágil. Mas essa semana assisti um filme (mesmo com um final muito confuso), fiquei me questionando sobre esse assunto e queria poder conversar com vocês. Afinal como seria um mundo em que as mulheres fossem consideradas o sexo forte? O filme Eu Não Sou Um Homem Fácil fala muito sobre esse assunto.

Tem pessoas que não entendem as diferenças entre os movimentos feministas e femismo, mas para explicar de um jeito claro a diferença entre os dois: os movimentos feministas lutam pelos direitos das mulheres e a igualdade entre os sexos, sem colocar nenhum sexo inferior ao outro. Agora o femismo é como o machismo só que a única diferença é o sexo, ao invés do homem mandar e a mulher obedecer calada, quem manda é a mulher, elas só querem inverter a balança fazendo o sexo feminino superior ao masculino. Enquanto os movimentos feministas lutam pela igualdade de direito entre homens e mulheres, sem esquecer a diferença entre eles, fazendo com que a balança fique para os dois igual e não um superior ao outro.

Voltando ao filme, a realidade mostrada naquele universo, faz um questionamento muito legal sobre o comportamento que temos desde crianças, afinal é algo natural das mulheres serem mais sensíveis, vaidosas e românticas ou é comportamento que a sociedade impõe para nos desde que nascemos e nunca sabemos se isso é quem somos de verdade. No filme existe um diálogo que fala exatamente sobre isso, o personagem principal fala que no mundo dele “as mulheres são consideradas “frágeis” desde o começo do mundo, ao ponto das mulheres ficarem em casa cuidando dos filhos enquanto os homens iam caçar”, mas a personagem que tem um romance com ele, fala que no mundo dela “as mulheres são tão fortes para gerar um vida que também são consideras fortes o suficiente para ir caçar a própria comida e sustentar uma família”. Isso faz com que todo aquele discurso de sexo ser superior ao outro se quebrar em muitos pedaços e colocar a questão de quem é mais forte e quem é mais fraco.

A verdade é que não existe isso de um ser melhor que o outro por ser homem ou mulher, sendo motivo de desrespeito e preconceito, pois cada um tem que entender a diferença entre os sexos sem precisar menosprezar. Existe uma grande diferença entre a necessidade a cultura, enquanto não entendemos a diferença entre os dois e que não existe o sexo frágil realmente e só foi imposto isso para ter um sexo superior ao outro, vai continuar tendo esse preconceito ao ponto de achar que um uma pessoa não é capaz de fazer algum trabalho por ser homem ou mulher.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários